quarta-feira, 29 de junho de 2011

A COMUNICAÇÃO A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO

EEEFM. PROFª LUIZA BASTOS FARIA
AV. FRANCISCO PORFÍRIO DE SOUZA S/N
CRISTAL DO NORTE – PEDRO CANÁRIO – ES




PROJETO RÁDIO NA ESCOLA: A COMUNICAÇÃO A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO

A radiodifusão poderia ser o maior meio de comunicação já imaginado na vida pública, um imenso sistema de canalização. Isto é, seria se fosse capaz não apenas de emitir, mas também de receber. Em outras palavras, se conseguisse que o ouvinte não apenas escutasse, mas também falasse que não permanecesse ilhado, mas relacionado”
(Bertolt Brecht)


Módulo: Rádio
Curso: Mídias na Educação
Aluna: Luzia do Carmo Rosa
Tutora: Claudiceia Maria Speroto Peisino


JUSTIFICATIVA
O rádio é um veículo de grande desempenho social. Por meio desta mídia, pessoas das mais diferentes classes sociais, níveis intelectuais, religiões e outras diferenças sociais, têm acesso à informação e entretenimento. É sem dúvida um veículo popular e tem uma função importante na transmissão de conhecimentos. A escola também tem esse papel social, no entanto, enquanto a linguagem do rádio é mais aberta ao seu publico, em muitas ocasiões não acontece na escola. A falha no processo de comunicação entre escola e aluno é apresentada como um dos obstáculos na efetivação do processo ensino-aprendizagem. Logo, programar a linguagem de rádio no processo de ensino institui uma nova alternativa para estimular a melhoria da qualidade de educação e as condições de trabalhos dos profissionais envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Toda escola se deixa dominar pela rotina de sala de aula deixando a socialização das informações sempre em segundo plano. Esse fato gera ações educativas cada vez mais individualistas e solitárias, distorcendo o papel principal da escola que é a aprendizagem solidária. Crescer juntos para desenvolver um espírito coletivo e solidário direciona o aluno a transformar a realidade em que vive. Queremos não apenas desenvolver a linguagem escrita e falada de nossos alunos, mas sim desenvolver um espírito de união e coletividade através da articulação das informações. Uma escola com alunos motivados para o ensino e a aprendizagem.


DESENVOLVIMENTO
A produção dos programas realizados pela rádio instalada na escola será feita em parceria entre professores e alunos da escola. Todas as atividades de produção de uma rádio serão integradas às práticas curriculares dos estudantes. O projeto deverá contar com uma equipe de formadores, que terá a incumbência de orientar os alunos na elaboração de pesquisas, pautas, produção de reportagens, esportes, manejo dos equipamentos tecnológicos, marketing, enfim todo o processo, até inserção no “ar”. Para isso a escola deverá promover palestras e capacitação para alunos e professores com profissionais da área de comunicação radiofônica.


PÚBLICO-ALVO
Comunidade Escolar da EEEFM “PROF.ª LUIZA BASTOS FARIA”.


OBJETIVOS
 Fazer do rádio um instrumento para a consolidação de escolas realmente cidadãs;


 Investir na formação de repórteres mirins (alunos do 1º ciclo do Ensino Fundamental) para que consiga comunicar em linguagem mais acessível assuntos ligados à cultura, saúde, educação e política.


 Evidenciar através dos programas produzidos e apresentados por alunos e professores a interdisciplinaridade inerente ao Projeto;


 Assessorar os profissionais envolvidos no projeto para que se utilizem do rádio como um instrumento eficaz de ensino;


 Exercitar a comunicação oral, aperfeiçoando a objetividade e clareza de exposição do pensamento;


 Favorecer a convivência e trabalho em grupo, respeitando diferenças, níveis de conhecimento e ritmos de aprendizagem de cada integrante da equipe.


PROCEDIMENTOS
Desde o início, adotaremos a Oficina como forma de trabalho. Já no primeiro dia de encontro, os participantes irão produzir e apresentar um programa de rádio. As funções que os alunos envolvidos no projeto Rádio na Escola realizarão serão muitas. Não só a programação que vai ao ar, mas toda organização para efetivar o projeto da rádio na escola é responsabilidade do grupo de alunos participantes do projeto. Definir o nome, o logotipo, a vinheta, o formato da programação e os temas desenvolvidos nele são o resultado do trabalho de toda equipe. Marcar entrevistas, escolher as músicas, selecionar notícias, buscar informações da escola e comunidade, fazer o marketing do programa, envolver toda escola, gravar, editar e veicular o programa faz parte das tarefas. Neste processo os alunos ampliam habilidades de pesquisa, investigação e assim produzem matérias para programação da rádio, sempre intercedidos pela ação do professor. Sem essa intercessão o projeto perde sua característica principal, que é, precisamente, desenvolver práticas educacionais que estimulem pesquisas e troca de experiências, ressignificando o fazer pedagógico tradicional, tornando-o mais solidário e colaborativo. Os envolvidos realizam todo processo de criação, produção e edição do programa de acordo com os objetivos discutidos na formação: partem da reunião de pauta, fazem o roteiro, pesquisam e investigam o tema, gravam o programa, editam e o transmitem

TAREFAS
Fazer do rádio um instrumento para a consolidação de escolas realmente cidadãs; Contribuir para a compreensão de que o rádio é um veículo de comunicação eficiente para tornar público o trabalho educacional efetivamente realizado em cada unidade escolar. Criar espaços de comunicação para desenvolver a linguagem oral e escrita. Desenvolver e explorar os diferentes talentos que existem dentro de cada aluno. Assessorar os profissionais envolvidos no projeto para que se utilizem do rádio como um instrumento eficaz de ensino; Desenvolver atividades de forma lúdica, propiciando momentos de integração, lazer e comunicação. Criar uma rádio para a escola, onde todos da comunidade escolar irão ouvir dicas de como estudar para as provas, notícias sobre eventos e participações dos alunos e membros da comunidade escolar em competições esportivas, etc.. Montar uma grade com a programação da rádio e também elaborar um playlist (lista de músicas) com as músicas mais pedidas pelos ouvintes A implantação do Projeto Rádio-Escola acontece em dois momentos: curso de capacitação, dirigido a grupos de 30 pessoas adultas (professores, pais, funcionários) e/ou 30 crianças e adolescentes (até 16 anos) e assessoria quinzenal aos grupos formados durante 2 anos.


AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto acontecerá durante as reuniões com os componentes do grupo e os educadores, devendo ser apontados os pontos positivos e negativos, objetivando corrigir falhas, por meio de diálogo e no respeito mútuo e pelo acompanhamento do uso do rádio de forma adequada tornando público o trabalho educacional efetivamente realizado na Unidade Escolar. Esta avaliação será permanente. O professor responsável pelo projeto e os monitores darão uma assessoria semanal às pautas de programação, possibilitando uma melhor avaliação dos resultados e facilitando a resolução de problemas e adaptações que forem necessárias.

CONCLUSÃO
É simples entender a empolgação, o interesse, a vontade que os alunos têm em produzir os programas para rádio. Essa produção abrange organização, discussão, análise, leitura, pesquisa, interpretação, escrita de diferentes textos e linguagens, sem falar no desenvolvimento da oralidade e no exercício ao respeito da opinião dos colegas. O aprendizado torna-se leve e prazeroso. As dificuldades são reconhecidas pelos alunos, mas a procura pela superação, pela solução do problema é enfrentada com tranqüilidade, sempre intercedida pelos professores. Os alunos também se tornam responsáveis pelo que é transmitido, isso é percebido nitidamente nas músicas veiculadas, pois as letras são analisadas e discutidas antes de irem ao ar. O tom da voz, a maneira de falar ao gravarem o programa também sofre críticas por eles mesmos, às vezes os programas são refeitos várias vezes, até chegar ao modelo por eles aceito. É um ambiente onde os alunos falam o que pensam sobre educação, escola, professores, comunidade e sobre seus próprios sonhos. O programa usa vários formatos, como o Jornal Informativo, a rádio novela, recadinhos, entrevistas, enfim, é só conferir a programação da rádio. Os resultados obtidos reafirmam que é possível produzir uma rádio na escola, mesmo com todos os obstáculos. O grande desafio deste projeto é o de garantir a atividade do sujeito aprendiz e a qualidade de sua participação. Torna-se fundamental, portanto, promover a educação tecnológica generalizada, de modo a habilitar os cidadãos a uma tomada de decisões mais racional à sua atuação como agentes de mudança e a uma participação mais efetiva no ambiente escolar. Assim sendo o projeto mostrar como a comunicação pode se transformar em um processo facilitador, onde a vivência e a convivência entre os dois meios (educação/comunicação) podem interagir, criando formas mais eficientes na formulação de práticas, conceitos e conteúdos pedagógicos coerentes com a vida em sociedade. Assim o aluno adquire novos valores, habilidades e competências aumentando o grau de compreensão sobre si mesmo e a realidade em que vive. O aluno poderá também, ampliar sua visão estratégica do trabalho e do mundo e sua capacidade de análise, julgamento, decisão e liderança, preparando-se para uma nova visão, enfrentando os riscos e incertezas de uma sociedade em mudança.


EQUIPAMENTOS PARA RÁDIO RESTRITA:


06 gravadores de mão = R$ 480,00
03 microfones = R$ 195,00
Mesa de som 08 canais = R$ 230,00
Duplo Tape Decck = R$ 200,00
Gravador de CD = R$ 40,00
02 Fones de Ouvido = R$ 60,00
5 caixas de som = R$ 1.300,00
Cabos de áudio 300 m = R$ 3.600,00
100 CDS = R$ 100,00
30 Fitas K7 = R$ 150,00
TOTAL: R$ 6.355,00


Esse levantamento foi feito pela Internet. Reunimos com o grupo de trabalho da escola e definimos viabilizar a compra em 2013. Não estamos em condições de montar esta Rádio no momento porque nossa escola está em reforma. Estamos dando aula na quadra de esportes. O prazo para entrega da escola é de dois anos.


FONTE GERADORA DE RECURSOS
O material necessário para colocar o projeto em funcionamento será comprado com recursos de bingos, rifas, ajuda da comunidade local e escolar.


CONFIGURAÇÃO DE RÁDIO RESTRITA
Opção intermediária, testada com sucesso em vários projetos. Também pode ser executada em sistema de transmissão restrito (caixas sem fio) com o conseqüente acréscimo no custo final.


Gravação
06 gravadores portáteis de mão padrão K7 (ext.)
03 microfones (internas)
01 Mesa de som com pelo menos 08 canais


Edição
01 Duplo Tape deck
01 Gravador de CD ou MiniDisc (MD)


Monitoramento
02 Fones de ouvido tipo “headphone” de baixo desempenho


Veiculação
Sistema de caixas acústicas com fio


Acessórios
Cabos de áudio, CDs, fitas K7, pilhas




RELATÓRIO FINAL
O projeto foi pensado para obedecer a uma estrutura simples com informações generalizadas, a fim de ser colocado em discussão. A princípio, por ocasião do tempo insuficiente, o referido projeto passou pelas mãos de dois alunos do terceiro ano do Ensino Médio, turma para a qual leciono, por considerá-los críticos suficientes ao ponto de propor novas idéias e sugestões.
Após a leitura atenta, os educandos me propuseram várias alterações, a saber:
a) Repensar o nome do projeto, por considerarem pouco criativo;
b) Programação contendo músicas variadas sem apologia a sexo, drogas e violência;
c) Mostra periódica de talentos, como cantores ao vivo;
d) Divulgação de eventos e vagas de estágio.
Interessante notar que a proposta foi tão bem aceita por eles que até se dispuseram a participar, caso o projeto fosse implantado. Em seguida, o documento foi encaminhado para o Coordenador Pedagógico do turno Noturno para apreciação. O mencionado Coordenador aprovou as propostas feitas pelos alunos e sugeriu a inserção de mini-programas diários com assuntos diversificados. Concordou, ainda, que a veiculação de textos produzidos pela comunidade escolar, como poesias, composições musicais, contos, etc., muito acrescentará no aproveitamento escolar dos mesmos. Desta forma, com as sugestões e opiniões colhidas partimos para a elaboração do projeto final, sendo considerada uma produção viável, de baixo custo operacional e com previsão de resultados positivos no tocante ao aproveitamento escolar. A única coisa que ficou pendente é quando será posto em prática, já que a nossa escola está passando por uma reforma geral. Estamos trabalhando na quadra de esportes por um período indeterminado, ou seja, até que a nova escola esteja pronta.